Publicidade
Pages (Páginas) - Menu
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
Sancionada lei que assegura atendimento a vítimas de violência sexual
O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal, além de prever o uso da anticoncepção de emergência (pílula do dia seguinte) em casos de estupro.
“Essas medidas já eram adotadas pelo SUS, transformando o que era uma recomendação em lei. Ou seja, os serviços passam a ter uma obrigação ainda maior de oferecer a crianças, adolescentes, pessoas com deficiência mental, homens e mulheres um atendimento humanizado, respeitoso”, esclarece o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O uso da anticoncepção de emergência é preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e visa reforçar os resultados já obtidos com o uso da pílula do dia seguinte pelo SUS. A oferta dobrou nos últimos quatro anos, passando de 513 mil cartelas em 2009 para 1 milhão em 2013. Com esta ação foi possível reduzir em 50% o número de abortos legais em cinco anos, quando em 2008 foram realizados 3.285 abortos passando para 1.626 em 2012. A estratégia do Ministério da Saúde tem como princípio a humanização do atendimento, a expansão das redes de atendimento das mulheres em situação de violência e a melhoria do acesso e da qualidade do atendimento.
#Amamentação - Compartilhe na rede (Campanha 2013 do Ministério da Saúde)
O aleitamento materno é importante para o crescimento e saúde do bebê. É recomendado que até o sexto mês de vida a criança seja alimentada apenas pelo leite materno e essa iniciativa é apoiada pelo Sistema Único de Saúde.
A campanha de Amamentação 2013 já começou. O lançamento aconteceu hoje (01/08) pela manhã. Compartilhe na rede!
- #Amamentação – Mídia Impressa
Assinar:
Postagens
(
Atom
)