Criado em 1992, o Dia Nacional do Homem nasceu para incentivar o cuidado com a saúde pelo público masculino. Desde então, no dia 15 de julho são realizados encontros para trabalhar com a equidade de gênero, contra o sexismo e também destacar papéis positivos dos homens na sociedade. Segundo o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Dr. Eduardo Schwarz, o Ministério da Saúde está trabalhando para reforçar a saúde do homem brasileiro com atividades em diversos estados e municípios, que contam com mutirões, rodas de conversa, seminários públicos, entre outros. “Você homem, se atualize, veja qual ação está acontecendo em seu estado e município para que possa se engajar, participar e preservar o seu dom mais precioso que é a sua saúde”, diz coordenador.
Dr. Eduardo Schwarz também faz uma convocação, chamando todos os usuários do Sistema Único de Saúde(SUS) para participarem das atividades em homenagem à semana do Homem em seu estado e município.
O essencial é que os homens realizem exames de rotina e acessem o SUS através das Unidades Básicas de Saúde. Façam uso das áreas de prevenção, participem e acompanhem o pré-natal, façam exames de glicemia, pressão arterial, colesterol, doenças sexualmente transmissíveis, que são úteis e importantes tanto para o homem quanto para a pessoa com quem ele se relaciona e outros exames preventivos oferecidos pelo SUS, para que o maior patrimônio pessoal seja preservado: a saúde.
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde
Nenhum comentário :
Postar um comentário